Instalações

 Até a conclusão das obras da CASA DO CARNAVAL (imóvel 52), estaremos atendendo na casa 38 do Pátio de São Pedro. Em função do espaço reduzido do imóvel, funcionamos, temporariamente, com os seguintes serviços:

- Centro de Documentação;
- Auditório com capacidade para 40 lugares;
- Galeria dos Estandartes;

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. 
Informações: 3355-4311


TÉRREO – ÁREA EXPOSITIVA

EXPOSIÇÃO: CARNAVAIS DE RUA DO RECIFE

Release: “Parece até que tem feitiço!” “Entra na cabeça, depois toma o corpo e acaba no pé”. Eis os carnavais que invadem as ruas do Recife – cenários múltiplos, cuja paisagem fala da sua produção material, dos pontos simbólicos da vida dos que neles habitam. É nesse complexo jogo de criações e recriações, que nos interessam as invenções dos carnavais de rua – título da mais nova exposição da CASA DO CARNAVAL. Ações manifestas que incorporam na sua constituição, um conjunto de diferentes linguagens artísticas e espaços de sociabilidade, onde as invenções humanas são pensadas no sentido de encontrar caminhos que decifrem a vida e os seus desdobramentos. Os carnavalescos, tomados pela subjetividade e pelas culturas de seus tempos, inventam, a fim de tentar compreender, por meio de suas criações, a festa, a cidade e sua gente, afirmando-se como sujeitos em processo e que se colocam em lugares sociais frequentemente redefinidos. O espaço oferece ao usuário, visita guiada por monitores qualificados, textos ilustrativos, peças em miniaturas e suportes audiovisuais com temáticas alusivas à exposição.  

Período de visitação: Fevereiro a 30 de junho de 2012
Horário: terça à sexta-feira: 9h às 17 horas
Informações: 3355-3302 / 3303



  
1º ANDAR
GALERIA DOS CARNAVALESCOS – HOMENAGEM A JOÃO SANTIAGO

Este espaço é reservado para a memória do carnaval do Recife, com fotografias de personagens significativos na história da nossa cidade. Entre os carnavalescos presentes da galeria, destacam-se músicos, compositores e intérpretes de frevo, rainhas de maracatu de baque virado, presidentes de agremiações, maestros, entre outros.



AUDITÓRIO DONA SANTA E MESTRE SALU

O auditório Dona Santa e Mestre Salu é o espaço reservado para palestras, cursos, oficinas, reuniões, exibição de vídeos temáticos sobre as manifestações das culturas populares e do projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias. Ainda no espaço, o visitante conhecerá um pouco da vida e da obra, por meio de textos e uma galeria de fotografias, dos dois homenageados que nomeiam o auditório.
Capacidade do auditório: 40 pessoas


GALERIA DE ESTANDARTES

A galeria de estandartes funciona no auditório Dona Santa e Mestre Salu. Nesse espaço, o visitante irá apreciar diferentes estilos na arte de confecção dos estandartes. Peças raras de agremiações carnavalescas centenárias estão expostas na galeria, a exemplo do Maracatu Nação Elefante (1800) e da Tribo Carijós (1896). Outros estandartes compõem o cenário, como: C.C.M Reizado Imperial (1951), Tribo Tupã (1979), Tribo Tupiniquins (1922), Tribo Arapahos (1980), T.C.M Formiga Sabe que Roça Come (1957), T.C.M A Bagaceira em Folia (1999), Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte (1929).


2º ANDAR
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

O segundo pavimento do espaço é reservado para o Centro de Documentação. Aqui, diversas fontes documentais estão disponíveis para o usuário. São mais de quinhentos volumes impressos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, partituras, atas, estatutos, relatórios dos Concursos de Agremiações Carnavalescas e Festival de Quadrilhas Juninas, cartas, notas de jornal, cartilhas, catálogos e fôlderes. Um número considerável desse material já se encontra digitalizado para consulta, juntamente com CDs, documentários em mídia digital e VHS, LPs, biografias, entrevistas transcritas ou em áudio, elementos tridimensionais, fotografias, banners, entre outros documentos que sedimentam o acervo. Entre as temáticas que trabalhamos, destacam-se: História de Pernambuco, História do Recife, Carnaval, São João, Festas Natalinas, História e Cultura Afro-Brasileira, entre outros assuntos relacionados ao Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Ainda nesse pavimento, a reserva de banners de exposições anteriores encontra-se à disposição para consulta e empréstimo mediante apresentação de ofício. 


GALERIA ABELARDO DA HORA 
[texto em construção]
GALERIA NELSON FERREIRA
[texto em construção]
GALERIA ARIANO SUASSUNA
[texto em construção]

Outras informações, consultar o blog: www.casadocarnaval.blogspot.com


No térreo, o visitante encontrará uma área expositiva com textos e painéis ilustrativos, peças tridimensionais e audiovisuais. Em Agosto de 2011, a Casa do Carnaval inaugurou a exposição Festas,cidade e cotidiano, em comemoração aos seus 21 anos.

























 


Todos os pontos da Casa do Carnaval estão impregnados de significações. A tradicional escada de madeira que leva o visitante até o 1º andar apresenta em cada degrau, nomes de lugares poéticos que no seu cotidiano constituem verdadeiros celeiros culturais.



No hall do 1º andar, imagens de diversos lugares do Recife e a galeria João Santiago com fotografias de carnavalescos, intérpretes e compositores, está à espera dos visitantes.


No 1º andar, o auditório Dona Santa e Mestre Salu é o palco do projeto Cultura e Memória: os mestres contam suashistórias, às sexta-feira, à tarde, além de palestras e oficinas diversas relacionadas à temática das culturas populares. Ainda neste pavimento, o visitante pode apreciar a galeria de estandartes tradicionais de agremiações carnavalescas do Recife, a exemplo do centenário Maracatu Nação Elefante e do Caboclinho Carijós.


Auditório Dona Santa e Mestre Salu

Mestre Salustiano

Dona Santa


O Centro de Documentação no 2° andar, reúne um acervo diversificado. São mais de mil volumes impressos, entre livros, periódicos, teses, dissertações, monografias, partituras, atas, estatutos, cartas, notas de jornal, cartilhas culturais, catálogos e folderes. Um número considerável desse material já se encontra digitalizado para consulta.






Centro de Documentação e Pesquisa