quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cultura e Memória nas cores azul e encarnado

As cores azul e encarnado tomarão conta da tarde da próxima sexta-feira na Casa do Carnaval. Encerrando as comemorações dos seus 21 anos, a Casa receberá como convidados do projeto Cultura e Memória, os mestres Lourdes do Nascimento (Pastoril Religioso Rosa Mística dos Torrões) e o Velho Xaveco (Pastoril Profano). Os convidados irão compartilhar momentos singulares de suas vidas ao lado das manifestações que protagonizam há décadas. Do mais íntimo de suas memórias, situações inusitadas vivenciadas nas festas de natividade no Recife virão à tona, proporcionando oportunidades enriquecedoras de contato entre o público e esses artistas, que anonimamente contribuem para a continuidade dessas práticas culturais na nossa cidade

26/08 – Velho Xaveco (Pastoril Profano) e Maria de Lurdes Nascimento (Pastoril Religioso Rosa Mística dos Torrões)

Antônio Coutinho (Velho Xaveco) – natural de Bezerros, envolvido com a música desde os 10 anos de idade, pinta sua cara para encarar o personagem conhecido como Velho Xaveco desde meados dos anos 1980, apelido este herdado de uma de suas antigas ocupações como vendedor de materiais gráficos ainda nos anos 1970. O velho do pastoril profano, por meio de suas músicas de duplo sentido cantadas e dançadas junto às suas pastoras, alegra a multidão encenando uma das brincadeiras mais profanas do ciclo natalino.

Maria de Lourdes do Nascimento – natural da cidade de Caruaru chegada ao Recife aos 12 anos de idade. Funda em 1959, aos 16 anos, o pastoril religioso Rosa Mística na Rua Gomes Taborda (também conhecida como Rua da Lama) no Bairro do Cordeiro. Inicialmente o pastoril se dividia entre infantil, juvenil feminino e juvenil masculino, apresentando-se na Rádio Clube de Pernambuco e em eventos do ciclo natalino no Recife e Região Metropolitana. Atualmente, o pastoril religioso Rosa Mística dos Torrões, um dos mais antigos em atividade no Recife, se investe da experiência de sua diretora na manutenção de um dos brinquedos mais tradicionais do Recife.

Dia: 26/08 (sexta-feira)
Hora: 14h às 17horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu

Nenhum comentário:

Postar um comentário