quarta-feira, 7 de março de 2012

CURSO Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação

No mês do aniversário do Recife, a CASA DO CARNAVAL promove o curso Cidade, Cultura e Cotidiano: o Recife em interpretação. A iniciativa será realizada no período de 20 a 26 de março de 2012, das 13h30 às 16h30, no Pátio de São Pedro, Casa 52. Com aulas teóricas e práticas pelas ruas, becos e pátios do centro histórico, o curso possibilitará pensarmos a cidade como lugar de práticas, representações, costumes e tradições em processo. O enfoque será nas reflexões em torno do cotidiano, da cultura e da memória. Problematizaremos as festas, os rituais nos diferentes grupos sociais, os modos de viver e de trabalhar, referências culturais e patrimoniais que se traduzem nas diferentes linguagens: orais, sonoras, gestuais, literárias e imagéticas. O curso terá carga-horária total de 18 h/a e será ministrado pelos historiadores doutorandos Carlos André Moura (PPGH- UNICAMP) e Mário Ribeiro (PPGH- UFPE) e destina-se a estudantes do Ensino Médio, dos cursos técnicos e superiores das áreas de História, Turismo, Arquitetura, Pedagogia, Ciências Sociais, Relações Públicas e demais interessados. As inscrições são gratuitas, devendo os interessados comparecer à CASA DO CARNAVAL com RG e CPF, no período de 13 a 16 de março, no horário das 10h às 16 horas. Salientamos que só será permitido 1 falta durante o curso, caso contrário, comprometerá o recebimento do certificado.
Cronograma
20 e 21/03 Aulas teóricas – CASA DO CARNAVAL
22/03 Aula prática – VISITA TÉCNICA NO BAIRRO DO RECIFE E SANTO ANTÔNIO
23/03 – Aula teórica - CASA DO CARNAVAL
24/03 – VISITA TÉCNICA BECOS E PÁTIOS DE SÃO JOSÉ / BAIRRO DA BOA VISTA
26/03 AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DO CURSO
Informações: 3355-3303/3302
Número de vagas limitado: 40
Roteiro Bairro do Recife: Shopping Paço Alfândega / Rua da Madre de Deus / Av. Marquês de Olinda / Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero) / Rua do Bom Jesus / Sinagoga Kahal Zur Israel / Museu à Céu Aberto / Torre Malakoffe / Praça do Arsenal da Marinha (Praça Artur Oscar) / Teatro Apolo.
Roteiro Bairro de Santo Antônio: Rua do Imperador / Igreja do Divino Espírito Santo / 1ª Residência do Conde Maurício de Nassau / Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano / Gabinete Real Português de Leitura / Complexo Franciscano de Santo Antônio (Museu de Arte Sacra e Capela Dourada) / Prédios do Jornal do Commercio e Folha da Manhã / Praça da República / Teatro de Santa Isabel e Palácio do Campo das Princesas.
Roteiro Bairro de São José: Pátio de São Pedro /  Beco do Veado / Pátio do Terço / Beco do Sirigado / Pátio de São José do Ribamar / Mercado de São José / Beco do Marroquim / Pátio do Livramento.
Roteiro Bairro da Boa Vista: Rua Velha / Rua da Glória / Rua Leão Coroado / Mercado da Boa Vista / Pátio de Santa Cruz / Praça Maciel Pinheiro / Rua do Hospício / Faculdade de Direito do Recife / Rua da Aurora

Um comentário: