terça-feira, 12 de junho de 2012

CASA DO CARNAVAL participa de palestra na FAFIRE


No último dia 05 de junho, a CASA DO CARNAVAL participou da palestra Turismo, cultura e cotidiano: relações de sensibilidades na escrita de novas histórias para o Turismo de Base Comunitária no Recife, promovido pelos alunos do curso de turismo da FAFIRE, para o encerramento das atividades do semestre 2012.1.  Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados ao potencial histórico e cultural dos bairros de São José e Bomba do Hemetério, localizados no centro e zona norte da cidade, respectivamente. Entre os participantes do evento, destacamos Maria Alice (uma das organizadoras do evento), Daniele Carvalho, Romero Ricardo, Viviane Sampaio e  Raquel Araújo – todos estagiários da CASA DO CARNAVAL. Raquel Araújo também colaborou com uma fala sobre a importância do BACNARÉ (Balé de Cultura NEGRA) para o desenvolvimento do Turismo Cultural na Bomba do Hemetério. Mário Ribeiro (Gerente a CASA) proferiu a palestra principal e coordenou as falas dos convidados. Segue programação.
PROGRAMAÇÃO
19h Abertura
19h15m Mesa Redonda:
Turismo, cultura e cotidiano: relações de sensibilidades na escrita de novas histórias para o turismo cultural no Recife.

Palestrantes:
Mário Ribeiro Santos – Doutorando em História pela UFPE; professor do curso de Turismo da Faculdade Joaquim Nabuco (FJN); Professor da Pós-Graduação em Arte Educação da UFPE e Diretor do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL. Autor de várias publicações sobre patrimônio cultural e do livro Trombones, Tambores, Repiques e Ganzás: a festa das agremiações carnavalescas nas ruas do Recife (1930-1945).
Alan e Dárfyne – alunos do curso de Graduação em Turismo da FJN, que realizaram pesquisa de campo na Bomba do Hemetério para elaboração de trabalho sobre Turismo de Base Comunitária da disciplina História.     
Raquel Araújo – Estudante de Pedagogia da FUNESO; Bailarina e representante do BACNARÉ – Balé de Cultura Negra no curso de formação de agentes comunitários da Bomba do Hemetério; moradora do Bairro de São José e estagiária do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL.
Ceça do Espetinho – Proprietária do ponto comercial Espetinho da Ceça e aluna do curso de formação de agentes comunitários da Bomba do Hemetério. Representante do 2 Festival de Delícias da Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário