terça-feira, 7 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO AGOSTO NA CASA DO CARNAVAL


DIA 22/08
·         Lançamento do Grupo de Estudo e Pesquisa da CASA DO CARNAVAL
A ideia de criar um Grupo de Estudo e Pesquisa da CASA DO CARNAVAL surge em 2011, quando a equipe da CASA (técnicos e estagiários), passou a se reunir às segundas-feiras para debater assuntos relacionados ao patrimônio cultural imaterial.
A iniciativa ampliou-se, novos integrantes se interessaram pelo formato da discussão e os primeiros trabalhos de pesquisa começaram a apresentar resultados. O próximo passo foi a organização de um Encontro de Estudantes Pesquisadores, em setembro de 2011. Na ocasião, reunimos, no Auditório Dona Santa e Mestre Salu, dezenas de estudantes de diferentes áreas das Ciências Humanas das Instituições de Ensino Superior do Estado para apresentar seus estudos de monografias, dissertações e pesquisas de iniciação científica, numa perspectiva interdisciplinar com diferentes implicações metodológicas e empíricas.
O Encontro de Estudantes Pesquisadores ganhou mais duas edições, e contribuiu para pensarmos na idealização oficial de um Grupo de Estudo e Pesquisa da CASA DO CARNAVAL. Nesse sentido, esperamos um momento oportuno para lançarmos mais essa ação de formação: a data do aniversário da CASA, 22 de agosto.
Trataremos nesse Grupo de temáticas que ampliam o conceito primeiro de patrimônio para uma perspectiva que o insere na história da cultura e do cotidiano, de maneira interdisciplinar, possibilitando estudá-lo na sua complexidade e incompletude.
Desse modo, a metodologia do trabalho, assim como o cronograma dos temas abordados serão discutidos e definidos pelo grupo no primeiro encontro oficial, a realizar-se no dia 03 de setembro de 2012. Os encontros serão quinzenais, num dia da semana a definir, no horário da tarde, no auditório da CASA DO CARNAVAL, e os interessados deverão procurar a coordenação pedagógica do espaço para realizar inscrição. A iniciativa não oferece bolsa de incentivo à pesquisa, porém confere certificado de participação a cada 30 dias, quando se encerram as discussões dos temas selecionados para estudo.

·         Homenagem a Geraldo Almeida do Reizado Imperial e Ubiracy Ferreira do BACNARÉ. Entrega das placas de homenagem e quadro na Galeria de Fotografias de Personalidades das Culturas Populares. (15h)
·         Corte do Bolo (16h)

DIAS  15 E 29/08
Contação de Histórias
Temáticas: Carnaval de Rua do Recife
Horário: 10h e 15 horas
Público: estudantes do 1 ciclo (ensino fundamental)
 Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1 andar)

DIAS 03 E 17/08
CINE CASA
Exibição de filmes seguido de debate
Carnaval no Passo do Tempo
Carnaval do Recife
Horário: 10h e 15 horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1 andar) 

DIA 30/08
Palestra
Se esse Pátio falasse, quantas histórias haveria de contar? Com a palavra, São Pedro.
Palestrante: Mário Ribeiro (Historiador e Gerente do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL)
Claudemir Gaspar (Técnico do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL)
Horário: 14 horas
Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu (1 andar) 
Conferimos declaração de participação com carga horária de 3 h/a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário