segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CASA DO CARNAVAL em parceria com o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira na ANPEd, em Porto de Galinhas.


A CASA DO CARNAVAL em parceria com o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira inaugurou no último domingo (20 de outubro), a exposição MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NEGRA: múltiplas faces da arte afro-pernambucana, no hall do Hotel Armação – praia de Porto de Galinhas, Ipojuca - PE. A iniciativa ficará até o dia 23 de outubro de 2012, e integra a programação cultural da 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Na exposição, o visitante terá a oportunidade de conhecer trabalhos de arte, que cotidianamente dão sentido de existência a centenas de pernambucanos, provocam ação e reação, invadem o imaginário coletivo, afirmam as identidades e despertam nas pessoas o ato de enxergar macros e micros situações que revelam a perversidade das desigualdades raciais na sociedade brasileira, e em particular na sociedade pernambucana.
Ao apresentarmos estandartes, livros, miniaturas e esculturas em cabaça e metal, queremos ressaltar o diálogo entre as principais expressões da arte negra no Estado, conectando as linguagens literária, plástica, cênicas e áudio visual. Tudo, intencionalmente pensado para provocar reflexões, partindo de uma circularidade, a qual destaca um diálogo que se configura e se expressa por meio das formas de sociabilidades da população negra, e, sobretudo, como estratégias de sobrevivência física e simbólica dessa população.
A concepção da exposição foi dos técnicos da Secretaria de Cultura do Recife: Claudilene Silva (Núcleo Afro), Mário Ribeiro e Perácio Gondim e montagem de Eraldo Braz (CASA DO CARNAVAL). Os mediadores também são ligados aos dois espaços, Inajá e Rafaela (Núcleo Afro) e Luiz Felipe Brito, Maria Alice Rocha, Márcio Brito e Raquel Araújo (CASA DO CARNAVAL).











Nenhum comentário:

Postar um comentário