quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cultura e Memória - Convidado da Semana

O Projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias recebe nesta sexta-feira (13/05), na Casa do Carnaval, dois importantes mestres quadrilheiros com experiências de vida relacionadas à história do movimento quadrilha junina em Pernambuco. Mika Silva, representando a quadrilha Deveras e Fábio Andrade, marcador da Junina Lumiar irão reviver momentos significativos do São João do nosso Estado.

Deveras

Fundada na comunidade de Brasília Teimosa – Recife, em 1980, o balé Deveras surge com o propósito de dar visibilidade às danças populares de Pernambuco e formar profissionais para atuar no mercado da dança no estado. Utilizando a dança como instrumento de inclusão social, montou vários espetáculos de dança com jovens da comunidade Brasília Teimosa. Em 1991, o espetáculo “Bandeira de São João”, montado para o teatro, recebe adaptação e é transformado em quadrilha junina, o que leva o Balé Deveras a concorrer nos arraiais da cidade.

A adaptação cênica e coreográfica deste espetáculo levou a companhia a criar em 1992 a Primeira Quadrilha Junina Recriada – Quadrilha Deveras. [...]

Lumiar

Em 1992, nascia na comunidade de Brasília Teimosa o Grupo de Dança Lumiar. Transformado em quadrilha junina no ano de 1994, passou a se apresentar em diversos arraiais de bairro, chegando a conquistar alguns prêmios. Em 1995 a Lumiar, através do componente Marcos França, recebeu uma importante premiação do Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas, que destacaria a quadrilha no seguimento - o título de 1º Rei das Quadrilhas Juninas.

Em 1997 o ator e coreógrafo Fábio Andrade assume a posição de marcador da quadrilha, firmando a Lumiar, conhecida como “Escola de Artes”, pela criatividade, seriedade, profissionalismo e pompa dos espetáculos produzidos.


Data: 13/05/2011

Horário: 14h às 17horas

Local: Auditório Dona Santa e Mestre Salu – Casa do Carnaval (1º andar )

PROGRAMAÇÃO DE MAIO


13/05 - MIKA SILVA (DEVERAS) / FÁBIO ANDRADE (LUMIAR)

20/05 - LENILDO (ORIGEM NORDESTINA) / JOSELITO (JUNINA TRADIÇÃO)

27/05 - SÉRGIO MURILO (RANCHO ALEGRE) / JAILSON (ZABUMBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário