quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Casa do Carnaval inicia as inscrições para o Encontro de Estudantes Pesquisadores das Culturas Populares


A partir do dia 05 de setembro até o próximo dia 15, a Casa do Carnaval realiza as inscrições para o encontro de estudantes do ensino superior, que se dedicam à pesquisa nas diferentes áreas das culturas populares.
Conscientes da necessidade de espaços que discutam essa temática na cidade de forma científica, para além das fronteiras das universidades, e tendo em vista a importância de aproximar esse segmento social das atividades realizadas pela Secretaria de Cultura do Recife, a Casa do Carnaval realizará nos dias 20 e 27 de setembro de 2011, mais uma atividade de debate intenso, onde a troca de informações suscita novas interrogações, estimulando a repensar o que tínhamos como verdade a respeito das práticas culturais populares.    
A ideia surgiu dos encontros semanais realizados às segundas-feiras, entre os próprios estagiários da Casa do Carnaval, os quais apresentam e discutem suas pesquisas de iniciação científica e temáticas transversais para a equipe do espaço e demais interessados. Desse modo, considerando a complexidade dos assuntos, identificamos a multiplicidade de perspectivas metodológicas e teóricas que envolvem os atuais estudos nas áreas das culturas populares e pensamos, então, em ampliar essas discussões com estudantes e outros interessados pelas temáticas.
Entre os assuntos a serem abordados no encontro, destacam-se: festas juninas, acorda povo, bandeira de São João, carnaval de rua do Recife, religiosidade popular, gastronomia pernambucana, quadrilha junina, entre outros.
Para se inscrever, os interessados devem enviar os resumos de suas pesquisas para o e-mail da Casa do Carnaval, o qual será submetido a uma análise por especialistas e direcionado para os blocos de discussões do dia. Ao todo, serão quatro eixos de reflexão: festas, religiosidades, turismo e patrimônio. Os debates serão coordenados pelo historiador e professor de Patrimônio Cultural- Mário Ribeiro e serão conferidos certificados de participação com 3 horas/aula.

Endereço para envio dos resumos: casadocarnavalrecife@gmail.com
Período: de 5 a 15 de setembro de 2011

Normas para envio dos resumos:
25 a 30 linhas,
3 palavras chave,
nome e e-mail do autor em negrito,
Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Os trabalhos podem possuir até 3 autores.

Informações:3355-3303 ou 3302 

Nenhum comentário:

Postar um comentário