sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Histórias dos Mestres apresenta: Claudemir Gaspar


FOTO: Paulinho Mafe.


  Claudemir Gaspar nasceu em 31 de agosto de 1948, no bairro de Água Fria, Recife. Quarto filho do casal Cosme Gaspar de Andrade e Maria das Neves de Andrade, Cláudio (como é carinhosamente conhecido pelos amigos), atualmente realiza atividades de pesquisa em cultura popular no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL. Desde a juventude convive com mestres da cultura nas mais diferentes comunidades do Município. Em 1978, entra para o quadro da Prefeitura do Recife, lotado na EMETUR - Empresa Metropolitana de Turismo, atuando na coordenação da Feira de Artes e Artesanato de Boa Viagem. Na trajetória de Claudemir os Festivais de Ciranda, Pastoril e Porta Estandarte realizados no Pátio de São Pedro, entre as décadas de 1970 e 1980, garantem a sua popularidade entre os segmentos. Como chefe da Divisão de Animação Cultural da Fundação de Cultura do Recife, no período de 1988 a 1994, coordena os festejos juninos e natalinos no Sítio Trindade. Em 2003, juntamente com os amigos Ricardo Santos, Valter Santos, o artista plástico João Neto e o porta estandarte Edson Monteiro, criam o Clube de Boneco Seu Pedro.
 Em 2014 na celebração da Queima da Lapinha (Pátio de São Pedro) Claudemir é homenageado pelas representantes dos grupos de pastoril. 
       



Fonte: Entrevista com Claudemir Gaspar – Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – CASA DO CARNAVAL  (2012). Entrevistador: Romero Araújo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário